O escalonamento na produção agrícola é definido como o uso eficiente dos recursos, para assegurar a rápida execução dos trabalhos, suprindo a demanda do consumidor, no prazo determinado da comercialização.
No sistema de produção escalonado é necessário garantir a colheita diária, semanal ou quinzenal. E, para isso é necessário planejar um ciclo de produção onde, ao mesmo tempo, as mudas, se necessárias, estejam sendo formadas, plantas sendo cultivadas e a produção sendo colhida.
O escalonamento da produção permite que à medida que o cultivo vai sendo colhido, imediatamente canteiros vão sendo preparados para receber novas mudas e começar um novo cultivo. É muito importante determinar a demanda de cada espécie para não haver falta ou produção em excesso.
Para isso aspectos agronômicos importantes devem ser levados em consideração para a organização do escalonamento, como:
- Cultura – Conhecimento geral do cultivo que será adotado, levando em consideração a densidade populacional, porte, condução, tratos culturais, manejo integrado de pragas, produtividade, colheita e comercialização;
- Rotação de cultura – Diversificando o uso do solo, realizando o manejo ecológico de pragas e doenças, alternando espécies com diferentes necessidades. Ex: adoção de diferentes espécies com profundidades de raízes variáveis, que vão explorar diferentes profundidades e nutrientes no solo;
- Área de produção – Calculando o tamanho necessário para o cultivo. Considerando o escoamento da produção, assim como a mão de obra disponível.
- Planejamento de produção – Ligação entre o suprimento e demanda que garantirão que os processos produtivos ocorram de forma eficaz.
- Condições climáticas – Com a adoção de espécies e variedades adaptadas para a região de cultivo;
- Mercado consumidor – É importante checar a demanda do produto a ser produzido;
- Demanda – Estudar o mercado antes e saber se o mercado já não está saturado com determinado produto;
As vantagens do cultivo escalonado, são:
- – Redução dos riscos por adversidades climáticas, pois o período crítico das cultivares vai ocorrer em épocas diferentes;
- Melhor distribuição das práticas de implantação e condução da lavoura, desde o preparo do solo até a colheita;
- Maior proteção do solo contra erosão, por meio da cobertura do solo com plantas em diferentes estádios de crescimento;
- Possibilidade de beneficiamento do produto num maior intervalo de tempo, já que a colheita será escalonada;
- Oportunidade de colocação do produto no mercado em épocas mais adequadas e por um maior período de tempo, aproveitando-se os períodos de maior elevação de preços pagos pelo produto.
Quer mais conteúdos como esses?
Segue a Muda Meu Mundo nas redes Sociais!
Equipe Muda Meu Mundo