Técnicas de produção para o período chuvoso.

É inegável que a água é o insumo mais importante para produzir alimentos no campo, porém quando a intensidade de água não é controlada e torna-se excessiva, pode causar prejuízos irrecuperáveis na produtividade.

Na produção de hortaliças, o cuidado no período chuvoso precisa ser redobrado, pois os efeitos das chuvas constantes causam diversos danos nas plantas, principalmente as folhosas, o excesso de chuva interfere também no desenvolvimento, período de colheita e aumenta o risco de aparecimento de doenças nas plantas, concomitantemente influenciando na aparência e vigor dos alimentos agrícolas para o varejo, assim como também, afeta os preços dos produtos.

Entretanto, com um bom planejamento de produção e planos de ações eficientes para a produção no período de chuva, é possível amenizar esse cenário negativo, principalmente para o agricultor familiar, onde medidas eficazes e de fácil acesso são extremamente importantes.

Diante disso, técnicas como a elevação de canteiros com tijolos ou amontoa de terra, que asseguram uma boa drenagem da água por gravidade, são ótimas medidas a serem implantadas em períodos chuvosos. Outra medida que pode ser utilizada nessa época é o túnel baixo para hortaliças, que consiste em uma cobertura plástica sustentada por arcos, o benefício da cobertura é favorecer o desenvolvimento adequado da cultura e do seu manejo fitossanitário.

Dentre essas técnicas, também pode ser utilizada a cobertura do solo com plantas adaptadas ao inverno, como o milheto ou a brachiaria, ajudando na redução de erosão hídrica, interceptando as gotas de chuvas e melhorando as características gerais do solo.

E por fim, estruturas adaptadas com sombrite sobre canteiros ou hortas, podem ser medidas práticas e baratas para a manutenção da produção em períodos de chuvas, já que as telas de sombreamento são utilizadas para a retenção de luz solar, ar, umidade e pancadas de chuvas.

Leticia Vasconcelos